Clinton e Bush iniciam visita às vítimas do tsunami

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 19 de fevereiro de 2005 as 15:52, por: CdB

Os ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e George Bush chegaram neste sábado à Tailândia, na primeira parada de uma viagem pelos países mais atingidos pelo tsunami.

Clinton e Bush foram à região a pedido do governo de George W. Bush. A iniciativa faz parte de uma campanha da Casa Branca para arrecadar fundos para as vítimas do desastre de dezembro.

Os dois ex-presidentes começaram a visita pelo vilarejo de Baan Nam Khem, na Tailândia.

No local, eles devem acompanhar os trabalhos de reconstrução da vila de pescadores e visitar um centro de identificação de corpos.

Até agora 400 cadáveres já foram identificados e repatriados. Segundo o correspondente da BBC em Phuket, Chris Hogg, ainda há muito mais a ser feito.

Indonésia

De lá, Clinton e Bush seguem para uma reunião com o primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra.

A próxima parada da viagem dos ex-presidentes será a Indonésia, seguindo para o Sri Lanka e, finalmente, para as Ilhas Maldivas.

Na Tailândia, Clinton e Bush também devem participar de uma homenagem aos mortos.

O governo americano prometeu US$ 350 milhões em ajuda aos países afetados pelo tsunami e o presidente George W. Bush pediu outros US$ 600 milhões ao Congresso.

A idéia é que, depois da viagem, os dois ex-presidentes aconselhem o governo americano sobre como e onde aplicar os recursos.