Cinqüenta pessoas ficam feridas em rebelião na Febem

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de maio de 2005 as 10:15, por: CdB

Quarenta funcionários e dez internos da Febem de Tatuapé ficaram feridos após uma rebelião na unidade. Policiais militares da tropa de choque passaram a madrugada desta quinta-feira na área que cerca as unidades do complexo Tatuapé da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), na zona leste de São Paulo. Foi a 23ª rebelião do ano nas unidades da Febem, apenas cinco a menos que em 2004.

Segundo a Febem, cerca de 240 jovens das unidades 4, 10 e 19 iniciaram o motim por volta das 10h30 de quarta-feira, quando estava sendo realizado o remanejamento de alguns internos. Algumas unidades serão desativadas para a criação do parque do Belém. Entretanto, segundo o Sitraemfa (sindicato dos funcionários), todos os internos do complexo participaram do motim.

Em revista realizada nas unidades 4 e 19, os PMs encontraram os celulares roubados dos funcionários, pedaços de madeira e ferro, além de cerca de cem naifas –facas improvisadas.

O celular coloca em risco a segurança em unidades da Febem. Neste início de ano, um aparelho foi apreendido a cada três dias, em média, só em três complexos da instituição na capital paulista – que abrigam mais de um terço de todas as unidades de internação do Estado.