Cingapura conclui plano de segurança de redes cibernéticas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 06:59, por: CdB

O governo cingapuriano concluiu um plano de segurança nacional para proteger suas redes cibernéticas das ameaças terroristas por via informática, informaram, nesta terça-feira, os meios de comunicação locais.

O plano, no qual se trabalhou durante dezoito meses, será feito público dentro de três semanas, segundo comunicou o vice-primeiro-ministro de Cingapura, Tony Tan, a mil empresários reunidos na segunda-feira em um fórum sobre segurança.

O programa tem como objetivo “endurecer” as redes cibernéticas locais e preparar sistemas para possíveis ataques informáticos, e foi elaborado pela Autoridade para o Desenvolvimento de Infocom (IDA) e o Centro de Coordenação de Segurança Nacional cingapuriano.

Tan, que exerce também de Coordenador de Defesa e Segurança, explicou que a proteção das redes cibernéticas se une a outras medidas adotadas pelo governo para reforçar suas defesas contra as ameaças químicas, biológicas e radiológicas.

No diálogo também esteve presente o ministro do Interior, Wong Kan Seng, que revelou que seu departamento trabalha estreitamente com a Autoridade de Construção de Edifícios para elaborar um código de segurança.

Os dois ministros insistiram que as empresas privadas estabelecidas em Cingapura devem considerar os investimentos em segurança como um componente a mais de seus orçamentos.

O governo de Cingapura acrescentou que seguirá investindo em tecnologia para controlar as mercadorias que entram em Cingapura por terra, mar e ar.