Cientistas terminam de decifrar seqüência do mapa genético

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 14 de abril de 2003 as 08:40, por: CdB

Um consórcio internacional formado por cientistas de seis países anunciou esta segunda-feira ter decifrado a seqüência completa do genoma humano, o “livro da vida”, dois anos antes do previsto.

Exatamente quando se cumpre o 50o aniversário da descoberta da estrutura em hélice do DNA, os cientistas informaram que conseguiram decifrar 99,99 por cento do genoma humano.

Na comprida cadeia em forma de hélice que tem o DNA, se escondem os milhares de genes que contêm as instruções para o funcionamento de um ser humano.

Os cientistas sabem agora que o homem tem perto de 30 mil genes, apenas um terço a mais do que organismos muito menos complexos como a lombriga intestinal.

Este “livro da vida”, ou mapa genético, permitirá no futuro descobrir tratamentos para doenças até agora incuráveis ou hereditárias, tratar genes defeituosos ou receitar remédios específicos, de acordo com o código genético de cada pessoa.

Os cientistas alertaram, porém, que não se deve esperar avanços cruciais com rapidez. “Não é preciso esperar adiantamentos muito importantes, mas é indiscutível que nós embarcamos em um dos capítulos mais excitantes do livro da vida”, disse numa nota Allan Bradley, professor do Wellcome Truste Sanger, o único instituto britânico que tomou parte deste esforço internacional.

Participam da pesquisa cientistas de 16 laboratórios de seis países (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão e China). O projeto foi lançado em junho de 2000, quando já se tinha decifrado 97 por cento do genoma humano.

A minuta do genoma, disponível desde que foi apresentada em junho de 2000, já foi utilizada por cientistas de 120 países, que obtêm informação pela Internet.