Cientistas descobrem gene da fertilidade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 27 de junho de 2005 as 07:20, por: CdB

Cientistas australianos descobriram, inesperadamente, um gene que regula a fertilidade.  O pesquisador do Centro para o Câncer do hospital Peter MacCallum, de Melbourne, Michael McKay, explicou em comunicado à imprensa, nesta segunda-feira, que a descoberta aconteceu enquanto realizavam um estudo sobre os efeitos da radioterapia.

McKay criou, mediante a engenharia genética, um rato que carecia de dois genes necessários para consertar o DNA danificado pela radiação, e descobriu que o animal não podia se reproduzir.

McKay explicou ter utilizado ratos em seu experimento pela semelhança que sua estrutura genética tem com a dos humanos. No entanto, declarou que embora não tenham sido registrados casos até agora em que seres humanos careçam desses genes, a experiência com ratos estéreis nos indica que deve haver pessoas que sofram anomalias nestes genes e que seja esta a causa de sua infertilidade.

O próximo passo na pesquisa será dado pelos cientistas David de Kretser e Moira O’Bryan, do Instituto de Saúde de Monash, também em Melbourne, que contam com um grande arquivo de tecidos de pessoas estéreis e que estudarão o comportamento do gene REC8 em tais tecidos.
As conclusões da pesquisa serão publicadas na revista científica internacional <i>Developmental Cell</i>.