Cientista brasileiro assume direção de ONG latino-americana

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 28 de agosto de 2006 as 12:45, por: CdB

Professor e cientista político brasileiro, Emir Sader é o novo secretário-executivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), prestigiada entidade não-governamental que reúne 173 centros de investigação e programas de pós-graduação em 21 países da América Latina e do Caribe. Nesta segunda-feira, Sader avalia os resultados da XXII Assembléia Geral Ordinária do Clacso, realizada no Rio de Janeiro. Emir Sader assumirá a Secretaria-Geral em dezembro para um mandato de três anos e substituirá o argentino Atílio Boron, que exerceu essa função nos últimos nove anos.

Sader teve como adversária na eleição a socióloga venezuelana Margarita Lopez Maya, a quem acabou vencendo pelo placar de 98 votos a 66, com três votos nulos e um voto em branco. A vitória do brasileiro só foi confirmada na apuração da terceira e última urna de votação. A primeira urna apurada registrou uma vantagem apertada para Sader (30 a 28), que cresceu para 15 votos de diferença com a apuração da segunda urna (33 a 20). A virada de Margarita Lopez Maya ainda era possível, mas a terceira urna registrou a maior vantagem para Sader (35 a 18), sacramentando a vitória do brasileiro.

– A minha vitória foi o resultado de uma campanha longa, construída em consenso e com uma coordenação de mais de 20 pessoas de mais dez países – comemorou Sader.

Ele recitou suas prioridades assim que assumir o novo posto:

– Em primeiro lugar, a consolidação dos programas existentes, que são muito bons. Em segundo lugar, a diversificação dos financiamentos existentes, já que hoje o Clacso depende em mais de 90% de uma linha só de financiamento.