Cidade do México recompensa quem denunciar delinqüentes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 1 de julho de 2004 as 02:43, por: CdB

O governo da Cidade do México disse na última quarta-feira que dará recompensas de 45 a 450 dólares aos cidadãos que derem informação sobre delitos graves como seqüestros, homicídios e roubo com violência, que permitam a captura de quadrilhas.

O secretário de Segurança Pública da capital, Marcelo Ebrard, disse que o programa ‘Recompensa Cidadã’ conta com um fundo de 140 milhões de pesos (12,2 milhões de dólares) e foi constituído mediante um acordo com a iniciativa privada e com recursos da corporação obtidos das infrações.

Precisou que o cidadão que delatar qualquer delinqüente ou pontos de reunião de grupos de bandidos estará apto a receber a recompensa.

Acrescentou que este programa também beneficiará com estímulos adicionais os policiais que realizarem detenções de delinqüentes e precisou que as quantias serão determinadas mais adiante.

Ebrard declarou que este programa começará a funcionar a partir de hoje, quinta-feira, e precisou que será garantida a segurança dos denunciantes e dos que colaborarem com as instituições policiais.

– O que temos que fazer é atuar e tomar ações que nos ajudem no combate contra a delinqüência, precisamos de eficácia e enfrentar a delinqüência, e o faremos de forma decisiva – falou Ebrard.
 
A capital mexicana é uma das cidades mais inseguras do país onde há altos índices de criminalidade, em particular roubos, estupros, seqüestros e homicídios, com mais de 400 delitos por dia, e a maior parte deles não é denunciada por causa da desconfiança da população em relação às autoridades.