Cidade da Polícia realiza mais de 46 mil atendimentos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 2 de novembro de 2014 as 13:14, por: CdB
Complexo de excelência reúne mais de 20 unidades e órgãos da Polícia Civil
Complexo de excelência reúne mais de 20 unidades e órgãos da Polícia Civil

Complexo de excelência em investigação policial, a Cidade da Polícia já realizou 46.290 atendimentos em um ano de funcionamento, completado no mês passado. Localizado no Jacarezinho, o espaço concentra delegacias especializadas, alémda Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), órgãos da Chefia de Polícia e uma prefeitura para cuidar da área administrativa. No total, são mais de 20 unidades e órgãos da corporação disponíveis no local. O complexo, que garantemais agilidade na troca de informações entre as unidades, virou cenário para a organização das grandes operações realizadas nos últimos meses.

– O complexo já mostrou que vai além de uma ferramenta e virou um divisor de águas no trabalho da corporação. É umdiferencial na atividade da Polícia Civil. A Cidade da Polícia virou base de importantes ações policiais. Por exemplo, para a operação contra as clínicas de abortos, tivemos mais de 500 policiais envolvidos. Se não tivéssemos este espaço, com auditório e centro de treinamento, seria mais difícil orientar todos os agentes ao mesmo tempo – explicou o chefe de PolíciaCivil, Fernando Veloso.

O espaço reúne as delegacias de Descoberta de Paradeiros; Roubos e Furtos; Combate às Drogas; Roubos e Furtos de Automóveis; Repressão aos Crimes de Informática; Defraudações; Fazendária; Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial; Proteção ao Meio Ambiente; Defesa dos Serviços Delegados; Roubos e Furtos de Cargas e do Consumidor. A Cidade da Polícia conta ainda com a Polinter, a Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos e o Esquadrão Antibomba.

– O complexo mudou a metodologia de trabalho da corporação. Com a Cidade da Polícia, as dúvidas e informações são trocadas entre as especializadas. Hoje, por exemplo, os titulares das delegacias de Combate às Drogas e de Repressão aos Crimes de Informática compartilham informações e dicas de trabalho – disse o delegado André Drumond, diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada.

Canal de comunicação 

Para ampliar o canal de comunicação com a população, a Polícia Civil inaugurou nesta segunda-feira (20/10), na Cidade daPolícia, a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). O sistema – que possibilita o registro de elogios, sugestões, críticas e reclamações dos cidadãos via chat e por telefone – está disponível 24 horas durante os sete dias da semana.

A Cidade da Polícia abriga ainda o Departamento Geral de Tecnologia de Informação e Telecomunicações, a Divisão de Telecomunicações e a Divisão de Tecnologia da Informação, todas no prédio chamado de Unidade de Monitoramento e Inteligência. A transferência do Departamento Geral de Tecnologia possibilitou um acréscimo qualitativo e quantitativo no banco de dados da Polícia Civil, cujo conteúdo é tido como um dos mais qualificados e complexos da América Latina. O prédio da UMI tem ainda a primeira sala cofre do estado, onde estão armazenadas estas informações.

Espaço para treinamento

Projetado com nove blocos, o complexo conta ainda com uma das mais modernas áreas de treinamento. O estande de tiro, por exemplo, é de padrão internacional de qualidade e foi projetado pela mesma empresa que construiu o utilizado por agentes do FBI, órgão de investigação dos Estados Unidos. Há ainda a Casa de Tiros para que os agentes treinem com armas letais. O equipamento recebeu revestimento nas paredes que absorvem os disparos. As equipes contam ainda comum ambiente cenográfico específico para treinamento de ações em locais fechados. O espaço foi planejado com base na experiência dos próprios policiais.

– A Cidade da Polícia frequentemente é visitada por profissionais e estudantes de diferentes segmentos, inclusive estrangeiros. Já estamos com todas as sextas-feiras agendadas para palestras com universitários. É interessante ver que a maioria dos alunos vai embora questionando quando será realizado o próximo concurso para a Polícia Civil. É bom ver o reconhecimento e a valorização da polícia – afirmou o chefe de Polícia Civil.

Além das unidades e órgão da Polícia Civil, o complexo reúne também área de convivência com lanchonetes e restaurante, quadra de futebol, auditório, estacionamento e heliponto suspenso.