Chuva deixa 16 bairros do Rio sem energia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 8 de fevereiro de 2004 as 08:39, por: CdB

O temporal que atingiu o Estado do Rio neste sábado deixou 16 bairros da Zona Norte da capital sem luz durante mais de três horas e cinco pessoas feridas, entre as quais duas crianças.

Em Niterói, duas crianças ficaram soterradas no desabamento de uma casa na Favela da Garganta, no bairro de Santa Rosa. Elas foram socorridas por vizinhos e levadas para o Hospital Universitário Antônio Pedro, no centro de Niterói, e liberadas.

No centro do Rio, a laje de um prédio em construção na Rua da Alfândega desabou, ferindo três pessoas sem gravidade. O acidente aconteceu por volta das 4h. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foram atendidas e liberadas. Em Madureira, na zona norte, um muro entre duas casas na favela Turiaçu desabou. Ninguém ficou ferido.

A chuva também deixou 16 bairros da zona norte às escuras. De acordo com a empresa energética Light, a falta de luz foi causada por quedas de galhos de árvores nas linhas de transmissão dos bairros. Equipes de emergência da companhia trabalharam durante a manhã para restabelecer o fornecimento de energia. Os bairros atingidos foram Bonsucesso, Penha, Brás de Pina, Cordovil, Vista Alegre, Irajá, Vicente de Carvalho, Madureira, Bento Ribeiro, Rocha Miranda, Barros Filho, Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Pavuna, Acari e Coelho Neto.

No interior, Petrópolis e Itaipava, na região serrana, e Cabo Frio e Arraial do Cabo, na região dos Lagos, foram as cidades mais castigadas pelo temporal. Segundo a Defesa Civil, não houve ocorrências graves, mas vários bairros ficaram alagados. O órgão enviou equipes de ajuda para as quatro cidades. Até o fechamento desta edição, no entanto, não havia registro de vítimas.

Em, Petrópolis, 19 pessoas ficaram desalojadas por causa da chuva e foram registradas 17 quedas de barreiras. Os bairros mais atingidos foram Floresta, Esperança e Quitandinha. Em Correias, onde choveu muito, o rio Ibiaba transbordou e alagou várias casa. No Centro da cidade, o rio Quitandinha também transbordou e interditou a Rua Coronel Vieira, principal via de acesso à cidade, que só foi reaberta por volta das 11h.

Na capital, a Defesa Civil registrou 26 ocorrências até a manhã de hoje. Uma tubulação da Cedae (a Companhia de Água e Esgoto) se rompeu no subúrbio de Irajá. A energia elétrica faltou em 12 bairros da cidade e também em municípios da Baixada Fluminense.

A previsão para amanhã, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado com pancadas de chuva no norte do Estado. Nas demais áreas, o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva. A temperatura permanece estável, com máxima prevista de 30°C e mínima, de 15°C.