Christie’s leiloa escultura de Brancusi por preço recorde

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de maio de 2005 as 14:56, por: CdB

A peça de Constantin Brancusi “Bird in Space” (Pássaro no Espaço) quebrou o recorde de preço de uma escultura num leilão, na quarta-feira, quando foi arrematado pelo valor espantoso de 27.450.000 dólares no leilão de arte impressionista e moderna da casa Christie’s.

O recorde anterior tinha sido de outra obra de Brancusi, “Danaide”, leiloada há três anos por 18.159.000 dólares.

A venda ajudou a tranquilizar o mercado de arte, depois que os leilões da primavera começaram um pouco fracos na Sotheby’s na terça-feira.

A Christie’s tinha estimado que o recém-descoberto “Bird in Space”, de 1921-22, seria vendido por entre 8 e 12 milhões de dólares. Mas uma guerra de lances travada pelo telefone entre dois clientes levou o preço a subir astronomicamente, sendo que quase 3 milhões de dólares foram acrescentados a título de comissão sobre o preço da escultura de mármore que mostra um pássaro alçando vôo no céu.

A peça estava guardada havia 80 anos num depósito, sempre na posse da mesma família. Ela foi autenticada apenas alguns dias antes do leilão.

Os responsáveis pela Christie’s estavam eufóricos após o leilão, que arrecadou um total de 142.892.800 dólares, apenas um pouco abaixo da estimativa de 148 milhões de dólares. Apenas sete dos 59 lotes não foram vendidos.

De acordo com o presidente honorário da Christie’s e leiloeiro da noite, Christopher Burge, foi o segundo maior total obtido pela casa num leilão em 15 anos.

Duas outras obras romperam a barreira dos 10 milhões de dólares. O retrato neoclássico de Picasso “Cabeça e mão de mulher” foi arrematado por 13.456.000 dólares, e “Árvores altas no Jas de Bouffan”, de Paul Cézanne, foi vendido por 11.776.000 dólares.

A escultura “Femme Leoni”, de Alberto Giacometti, foi arrematada por 8.416.000 dólares.

Outros preços especialmente bons foram obtidos por “Interior com Flores”, de Pierre Bonnard (5.392.000 dólares) e “Dançarina Jovem Arrumando o Cabelo”, de Edgar Degas (3.768.000 dólares, superando de longe o preço estimado de 2,5 milhões de dólares).

Os leilões da primavera continuam na próxima semana na Christie’s e Sotheby’s com um trabalho raro de Edward Hopper, “Chair Car”, e o vibrante retrato de Elizabeth Taylor criado por Andy Warhol, “Liz”.