China usa recursos para comprar petróleo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 1 de junho de 2005 as 05:36, por: CdB

O governo chinês está explorando vias para desviar parte de suas substanciais reservas de divisas para importar petróleo, segundo especialistas do setor citados, nesta quarta-feira, pela imprensa local.

O plano, proposto inicialmente em 2000, poderia ajudar a solucionar dois dos maiores problemas do gigante asiático: as enormes reservas de divisas e a escassez energética, segundo o jornal <i>China Daily</i>.

A China tem as segundas maiores reservas de divisas do mundo, 659 bilhões de dólares americanos no final de março (540 bilhões de euros).

Niu Li, pesquisador de questões petrolíferas do Centro de Informação Estatal (semi-oficial) opinou que Pequim deverá acelerar seu projeto para dedicar mais divisas à compra de petróleo estrangeiro, para reduzir a dependência do carvão, que ainda cobre 70% das necessidades energéticas do país.

Segundo Li Yang, economista da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS, sigla em inglês), o plano é muito razoável e ajudaria a China a criar sua reserva estratégica de petróleo, que na atualidade se reduz há 20 dias.

Uma nova estratégia chinesa para ter mais recursos naturais, minerais e petrolíferos poderia disparar os preços internacionais do petróleo.

Li opinou que o maior obstáculo a este plano é a colaboração entre diversos ministérios e departamentos oficiais.