Cheque já não é mais um bom meio de pagamento, dizem lojistas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006 as 14:43, por: CdB

Boa parte dos lojistas de São Paulo decidiram não aceitar mais cheques. Os consumidores reclamam da placa: “Não aceitamos cheques” ou ficam ainda mais aborrecidos quando, na hora de pagar, recebem a notícia de que esta forma de pagamento não é mais aceita. Segundo o Procon-SP (órgão de defesa do consumidor), os comerciantes não são obrigados a receber cheques, mas devem informar de maneira clara e antecipada que o local não aceita o documento.

Ainda não há uma estimativa de quantos lojistas aceitam ou não cheques, mas o aumento da inadimplência leva cada vez mais comerciantes a vetar o meio de pagamento. No bairro do Bom Retiro, aumentou muito o número de lojistas que evitam esta forma de pagamento.

– Nós decidimos parar de receber cheque, porque o nível de inadimplência estava muito alto. O que tinha de cheque borrachudo (que não é compensado), não estava no gibi – disse o lojista Ahmed Morey .

Na Rua 25 de Março, a maioria das lojas somente aceita cheques de clientes cadastrados.
[
– Tem gente que reclama, mas oferecemos a opção do cartão de crédito. Mesmo limitando as vendas, é menos arriscado não receber cheques – diz Eduardo Castro, gerente de uma loja no Centro.