Chávez assina acordo energético com o Vietnã

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 31 de julho de 2006 as 10:39, por: CdB

O presidente venezuelano Hugo Chávez assinou nesta segunda-feira um acordo de cooperação energética com o governo vietnamita durante sua visita ao país comunista.

Chávez foi recebido com honras militares no Vietnã, sua única parada na Ásia em sua viagem internacional, que já o levou a Bielo-Rússia, Rússia, Quatar e Irã.

Em sua chegada a Hanói, o primeiro presidente venezuelano a viajar ao país asiático enfatizou que ambos países têm uma luta histórica contra o imperialismo: a Venezuela contra a Espanha e o Vietnã contra franceses e americanos.

A visita de Chávez ao Vietnã acontece em um momento em que o líder venezuelano intensificou suas constantes críticas aos Estados Unidos.

As delegações de ambos países fecharam três acordos, um pacto diplomático, outro cultural e um terceiro para a cooperação energética.

Chávez, cujo país é um dos maiores produtos de petróleo, afirmou que a Venezuela poderá ajudar no futuro para que o Vietnã converta suas vastas reservas de cru e gás em produtos refinados.

O presidente vietnamita Nguyen Minh Triet descreveu Chávez como “uma pessoa dinâmica” e disse que trabalhará para que sua cooperação seja verdadeiramente efetiva.