Chanceler alemão visita a China pela 5ª vez

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 1 de dezembro de 2003 as 04:14, por: CdB

O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, iniciou, nesta segunda-feira, sua quinta visita à China, acompanhado de uma delegação de 40 empresários de pequenas, médias e grandes companhias, na qual tratará com os dirigentes chineses de assuntos de interesse bilateral e internacional e tentará alavancar as relações econômicas entre ambos os países.

Schroeder, que também viaja acompanhado de seus ministros de Obras Públicas, Manfred Stolpe, e da Justiça, Brigitte Zypries, se reunirá com o presidente chinês, Hu Jintao, com quem conversará sobre o Iraque, Afeganistão e a crise nuclear da Coréia do Norte, entre outros assuntos, informaram fontes oficiais.

O chanceler alemão, que acordou em 1998 celebrar consultas bilaterais pelo menos uma vez ao ano, também encontrará o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Além de Pequim, Schroeder visitará as cidades de Cantão (sul), capital de uma das províncias mais dinâmicas do país, e Chengdu, capital da província de Sichuan (centro).

Depois, o chanceler prosseguirá sua viagem até o Cazaquistão, onde se reunirá com o presidente, Nursultan Nazarbayev, antes de voltar para a Alemanha.