CEO do Reddit e diz que greve de subreddits ‘vai passar’

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 14 de junho de 2023 as 15:12, por: CdB

Inicialmente, o protesto duraria apenas 48 horas, mas algumas comunidades discutem prolongar a greve. Exemplo é o subreddit r/Android, o maior grupo relacionado ao sistema do Google, que decidiu continuar restringindo acesso ao conteúdo até 20 de junho. 

Por Redação, com Canaltech – de Brasília

O CEO do Reddit Steve Huffman acredita que a greve das comunidades da plataforma é passageira, mas pediu para que funcionários não usem acessórios da firma em público para evitar assédio. Em memorando distribuído internamente, o executivo afirmou que há “muito barulho” sobre o recente protesto, mas que não houve “impacto significativo” na receita da empresa. As informações foram obtidas pelo The Verge.

Em memorando vazado, o CEO do Reddit afirma que a greve de subreddits é muito barulhenta, mas que “vai passar” e que não impactou lucros da empresa

Vai passar

Na visão do executivo, essa polêmica “vai passar” e a melhor coisa que a empresa deve fazer agora é “continuar focada, adaptada aos desafios e seguindo em frente”. “A única solução de longo prazo é melhorar nosso produto e, a curto prazo, temos alguns lançamentos de ferramentas de modificação críticas que precisamos acertar”, pontuou o executivo no documento.

Desde segunda-feira, o Reddit enfrenta uma “greve de subreddits”: várias comunidades foram configuradas como “Privadas”, restringindo o alcance de conteúdo. Os usuários se manifestam contra os novos preços de acesso às APIs da plataforma, caros a ponto de inviabilizar apps alternativos da rede social. Atualmente, cerca de 9 mil comunidades aderiram ao movimento, na segunda, eram 7,2 mil subreddits.

Paralisação pode continuar

Inicialmente, o protesto duraria apenas 48 horas, mas algumas comunidades discutem prolongar a greve. Exemplo é o subreddit r/Android, o maior grupo relacionado ao sistema do Google, que decidiu continuar restringindo acesso ao conteúdo até 20 de junho. No comunicado liberado ao público, os administradores do grupo dizem “não se opor a um blecaute por tempo indeterminado”, caso isso seja sugerido.

– Nós simpatizamos com aqueles que querem ver o subreddit. Recebemos muitos pedidos para reabrir, mas a verdade é que o Reddit é apenas uma comunidade secundária. Para aqueles que estão chateados, encorajamos você a ouvir e entender por que estamos protestando – pontuou um administrador do r/Android. As comunidades r/GooglePixel e r/AndroidApps adotaram a mesma postura.

Atualmente, algumas das principais comunidades do Reddit fazem parte do movimento, incluindo r/funny, r/aww, r/gaming e r/Music.

Como a greve do Reddit pode afetar você?

Quando a comunidade é configurada como privada, ela se torna inacessível para usuários que não são inscritos no grupo. Na prática, o movimento restringe significativamente o potencial de descoberta na plataforma.

O Reddit pode não ser a rede social mais popular, mas ela é uma valiosa fonte de informação para muitas pessoas. Usuários mais ligados à internet sabem que é comum encontrar discussões importantes sobre questões muito específicas em posts da plataforma, por exemplo, sobre como resolver problemas de software e tutoriais de uso. Com a greve, o conteúdo discutido só é revelado se você já era participante do grupo.