Cearense vence mundial sub 20 de surf na Austrália

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 8 de janeiro de 2005 as 12:48, por: CdB

O cearense Pablo Paulino não tomou conhecimento do havaiano Dustin Cuizon na final do mundial sub 20 realizada em North Narrabeen, Austrália, com ondas inconsistentes em torno de meio metro. Pelo título, Paulino embolsou US$ 6 mil de prêmio.

Para completar a festa brasileira na Austrália, o catarinense Jean da Silva, quinto colocado no mundial depois de ser eliminado por Paulino nas quartas-de-final, conseguiu uma brilhante vitória na Panasonic Expression Session, que contou com a participação de lendas do esporte como Luke Egan, Rabbit Bartholomew e Tom Carroll, coroando sua excelente atuação nas ondas de North Narrabeen.

 
Pablo Paulino exibe o merecido caneco. Foto: ASP World Tour / Karen.
Na final deste sábado, Pablo Paulino começou com ondas ruins e o havaiano largou na frente, porém com duas notas fracas.

Com um 6,5 e um 4.03, o cearense assumiu a liderança faltando 22 minutos para o término da bateria, com o havaiano precisando de 5.37 para virar.

Na quinta onda, Pablo mandou mais forte e obteve 8 numa esquerda, com várias manobras no “pocket”, como gostam de dizer os comentaristas australianos, praticamente colocando o havaiano em combinação – 9.33 para tirar o brasileiro do lugar mais alto do pódio.

 
Jean da Silva faturou a Expression Session ao lado de grandes nomes da história do surfe australiano como Tom Carroll. Foto: ASP World Tour / Karen.
Cuizon pegou uma direita razoável, somou 6.0 e diminuiu a diferença, passando a precisar de 8.50. Mas, faltando cinco minutos Paulino respondeu com uma esquerda que rendeu 9.33 para o delírio dos narradores e do público, impressionados com a velocidade das manobras dele, deixando o havaiano em combinação – 17.34.

Resultado final, 17.33 a 11.17 a favor de Paulino, que mantém o título mundial sub 20 no Brasil, depois da conquista de Adriano Mineirinho no ano passado.

Nas semifinais, Pablo Paulino derrotou o alemão Marlon Lipke por 15.34 a 6.24.
Paulino abriu com uma onda ruim, mas logo na segunda onda empolgou o locutor com uma esquerda valendo 8.17, deixando o alemão precisando de 9.17 para virar. Mas, a resposta germânica foi fraca, com uma nota 2.50.

Na quarta onda, Paulino colocou o adversário precisando de uma combinação de notas para virar o resultado. Ele fez uma esquerda razoável de nota 6.17. Como a segunda onda de Lipke somou apenas 3,17, ele passou a precisar de 14.35 para reverter a derrota.

Faltando dez minutos para o término da bateria, Paulino ainda pegou uma rara direita para destrui-la com uma série de pauladas verticais, somando 7.17 para despachar de vez a zebra alemã, responsável pela eliminação de Adriano Mineirinho nas quartas-de-final. No final, 15.34 de Paulino contra 6.24 do alemão.

Resultado do Billabong World Junior

1 Pablo Paulino (Bra)
2 Dustin Cuizon (Haw)
3 Shaun Payne (Afr)
3 Marlon Lipke (Ale)
5 Adriano Mineirinho (Bra)
5 Jean da Silva (Bra)
5 TJ Barron (Haw)
5 Aritz Aranburu (Esp)
9 Diego Santos (Bra)
33 Amani Valentim (Bra)
33 Jorge Spanner (Bra)
33 Hizunomê Bettero (Bra)