Ceará intensifica combate à exploração de menores

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 1 de outubro de 2005 as 17:00, por: CdB

 A campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, lançada neste sábado em Fortaleza (CE) com o tema Dê um basta na covardia contra os pequenos, com um pequeno gesto de coragem. Denuncie. , tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os crimes sexuais cometidos contra menores e a importância de denunciá-los.

As denúncias anônimas podem ser feitas pelo 0800 990 500 e o nome da vítima também será mantido em sigilo. De janeiro a agosto deste ano, 1.413 denúncias foram feitas envolvendo crimes sexuais contra menores no Ceará.

A partir deste mês, mais 30 municípios cearenses serão atendidos pelo Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Sentinela), do ministério do Desenvolvimento Social (MDS), totalizando 41 cidades e recursos anuais de cerca de R$ 2,14 milhões.

O Sentinela foi criado em 2001 e tem como meta garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes vitimadas e também os de suas famílias. Entre 2004 e julho de 2005, o programa recebeu R$ 27,5 milhões e prestou atendimento a 28.902 crianças e adolescentes.

Segundo o MDS, as pesquisas revelam que na grande maioria dos casos o agressor está dentro de casa. Em primeiro lugar, o padrasto, depois o próprio pai, em seguida parentes, vizinhos e amigos da família, com raros casos em que o abusador é um desconhecido.