Ceará envia mais policiais para a Força Nacional

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 14 de outubro de 2004 as 11:09, por: CdB

Com os nove policiais militares que se apresentaram nesta quinta-feira, às 10h, já são 40 homens e uma mulher enviados pelo Ceará ao Distrito Federal, para compor a Força Nacional de Segurança Pública. As quatro primeiras tropas receberam instruções e participaram de um treinamento na Academia Nacional de Polícia, do Departamento de Polícia Federal, no Lago Norte, em Brasília.

O grupo que se apresenta nesta quinta ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Wilson Nascimento, receberá as recomendações iniciais e, em seguida, cada um assina os termos de compromisso e responsabilidade referentes à futuras missões.

A Força Nacional de Segurança Pública está sendo formada para agir em situações especiais – de emergência e/ou operações de risco. Os integrantes são militares – policiais e bombeiros – de todos os estados brasileiros. No próximo ano, o Ceará continuará enviando mais policiais, até completar o efetivo de 60 homens previamente selecionados, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Justiça.

Podem participar cabos e soldados com idade de até 35 anos e sargentos e tenentes até 40 anos. Para fazer parte da tropa, são exigidos bom preparo físico, exames de saúde adequado, bom comportamento e comprovada atuação em alguma força de operação tática, além de cursos de aperfeiçoamento e qualificação.