Cargueiro com mais de 4 mil carros vira na costa do Alasca

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 25 de julho de 2006 as 10:29, por: CdB

A tripulação de um cargueiro com bandeira de Cingapura, inclinado a um ângulo de 80º perto da costa do Alasca, foi retirada do navio, nesta terça-feira, informou a Guarda Costeira americana. Helicópteros americanos foram resgatar os 23 tripulantes do Cougar Ace.

A embarcação, com 196 metros de comprimento, está transportando 4.813 carros do Japão para Vancouver, no Canadá.

O navio, que zarpou do Japão no sábado, também carrega petróleo. Ele está se enchendo de água e vazando combustível. Não se sabe ainda o que levou o cargueiro a virar.

– Com exceção de um tripulante que está com a perna quebrada e vai ser levado para Anchorage (no Alasca) para tratamento médico, não há relatos de ferimentos – declarou um oficial da guarda costeira.

O restante da tripulação foi levado para a ilha de Adak, no Pacífico Norte.
A operação de resgate, envolvendo a guarda costeira e a guarda nacional, foi dificultada por condições meteorológicas extremas, com ondas de 3 metros açoitando o navio, informou um oficial do Centro de Coordenação de Resgates do Alasca.

Três helicópteros içaram os tripulantes de um ponto no casco do navio onde se reuniram quando a embarcação começou a virar.

Um navio mercante ficou posicionado próximo ao cargueiro para acomodar tripulantes caso eles não coubessem nos helicópteros.

O navio, que já estava na região quando o Cougar Ace começou a tombar, tentou, sem sucesso, usar um cabo para estabilizar a embarcação e impedir que ela se inclinasse ainda mais.

O Cougar Ace encontra-se a cerca de 400 quilômetros de distância das Ilhas Aleutas, um arquipélago na região do Alasca.

A tripulação enviou um SOS no domingo à noite mas não soube identificar o ponto por onde a água está entrando na embarcação.