Campanha contra Aids distribui 2,8 milhões de camisinhas no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 12 de fevereiro de 2006 as 23:19, por: CdB

O Ministério da Saúde pretende distribuir, a partir desta segunda-feira, até sexta, cerca de 25 milhões de camisinhas para o período de carnaval, em todo o país. Só o Rio vai ficar com mais de 2,8 milhões de unidades. Esta será a primeira vez que a distribuição será concluída uma semana antes da festa. Do total, 12 milhões serão destinados a apenas quatro Estados – São Paulo (4,468 milhões), Rio de Janeiro (2,853 milhões, sendo 1,215 milhão para a capital fluminense), Bahia (2,532 milhões) e Pernambuco (2,333 milhões).

Segundo a assessoria de imprensa do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, os critérios para distribuição de maior quantidade de preservativos nesses estados incluem o contingente populacional e o fato de que eles concentram focos de folia, atraindo grande número de turistas. Somente os quatro estados receberão neste ano mais do que todo o volume de preservativos distribuídos pelo ministério no ano passado, que alcançou 11 milhões de unidades.

Feijoada

No Rio, a campanha Só alegria vai contagiar neste carnaval, que existe há 14 anos em prol da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no carnaval carioca, realizou a primeira feijoada pré-carnavalesca na tarde deste domingo, no Centro Cultural Cartola, na Mangueira. O secretário-executivo do Ministério da Saúde José Agenor Álvares da Silva representou o ministro Saraiva Felipe no evento.

– O projeto é importante para demonstrar para a população que somente com uma ação conjunta entre governo e sociedade poderemos controlar o crescimento de casos de transmissão de HIV – disse Álvares da Silva.