Campanha conscientiza doação de sangue

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 2 de fevereiro de 2004 as 08:28, por: CdB

Foi aberta, no final da tarde do último domingo, na quadra da Acadêmicos do Cubango, em Niterói, a Semana Vista a Fantasia da Solidariedade. Promovida pelo Hemorio, em parceria com as escolas de samba do Rio, a campanha tem como objetivo promover a conscientização da população quanto à doação de sangue no Carnaval, período que, historicamente, os estoques sofrem uma queda devido à falta de doadores e ao aumento no número de acidentes.

Para o lançamento da campanha, foi montada na quadra da escola a estrutura necessária para receber os doadores e foi feita a coleta móvel do Hemorio.

– É muito importante que o Hemorio esteja buscando ampliar as doações junto às escolas de samba, que têm uma grande inserção em suas comunidades. As escolas realizam relevantes trabalhos sociais e, assim sendo, fazem parte de uma rede de solidariedade para a vida – declarou o secretário de estado de Saúde, Gilson Cantarino, que esteve no evento.

A dona de casa Rita de Cássia, de 62 anos, moradora da comunidade, se emocionou ao doar sangue pela primeira vez:

– As pessoas não imaginam o quanto esse gesto é importante. Eu já precisei de sangue há muitos anos, para um membro da minha família. Estou muito feliz por poder estar participando desta campanha – disse emocionada.

 Nesta terça-feira, a campanha ganhará força com personalidades do mundo do samba que comparecerão ao Hemorio para incentivar a população, e terá a participação da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, além do novo Rei Momo, Wagner Monteiro, da Rainha e da Princesa do Carnaval 2004.

A Acadêmicos do Cubango também dedicou o domingo a homenagear a Famácia Popular Vital Brazil. Sambistas da Velha Guarda, da Ala dos Compositores, baianas e beneméritos da agremiação participaram da feijoada oferecida na quadra. A iniciativa do presidente Olivier Pelé foi para mostrar a satisfação com a farmácia de Niterói, a primeira das quatro unidades inauguradas.

Para facilitar ainda mais o atendimento, funcionários da farmácia fizeram o cadastramento de novos usuários. Denise Wirzma Lima cadastrou o pai, de 79 anos, e a mãe, 73. Só no mês passado ela gastou mais de R$ 500 em remédios para os dois. O presidente da Velha Guarda da Acadêmicos do Cubango, Álvaro Cerqueira, 71, deu o exemplo: foi o quinto idoso a ser cadastrado logo depois da inauguração da Farmácia Popular, em julho de 2003.

O presidente do Instituto Vital Brazil (IVB) e coordenador do Projeto Farmácia Popular, Oscar Berro, aprovou a parceria com o samba. Ele anunciou que a equipe do IVB vai visitar e cadastrar pessoas da terceira idade em outras agremiações nas regiões onde já funcionam ou haverá Farmácia Popular. São elas: Acadêmicos de Santa Cruz, Grande Rio, União da Ilha e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Em breve, serão inauguradas unidades na Ilha do Governador, Bangu, Jacarepaguá, São Gonçalo, Copacabana e Campos. A de Duque de Caxias, inaugurada no último dia 27, tem registrado o maior movimento: cerca de 600 vendas por dia. E o perfil do público é o mais carente em comparação com as outras unidades.

Todas as farmácias populares funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Estão à venda 44 tipos de medicamentos a R$ 1 para os idosos com mais de 60 anos. Informações pelo telefone 0800-2816070, ligação gratuita.