Câmara instala Parlamento Jovem

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 7 de dezembro de 2004 as 11:36, por: CdB

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, instalou nesta terça-feira o Parlamento Jovem no plenário Ulysses Guimarães. São 78 alunos do terceiro ano do ensino médio (antigo 2º grau) de escolas públicas e privadas, de todos os estados do País, escolhidos para participar da iniciativa que permitirá aos estudantes atuar como parlamentares e reproduzir as principais atividades legislativas.

O Parlamento Jovem foi criado pelo Projeto de Resolução 63/03, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), aprovado pela Câmara no final do ano passado. De acordo com o texto aprovado, os jovens eleitos exercerão atividades parlamentares como a posse, o juramento, a eleição da Mesa, e a apresentação e votação de projetos de lei. A intenção é possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação e exercício do mandato. Os 78 jovens estão fazendo agora o compromisso de posse.

João Paulo assinalou que é importante trazer jovens do Brasil inteiro para conhecer a Câmara, ver como funciona o Parlamento, o papel dos parlamentares e para criar a consciência cívica da importância do Parlamento na democracia e na vida do País. “Pena que foram poucos. Precisa ser mais”, disse. O Parlamento Jovem deve se reunir uma vez por ano, alternando a participação de estudantes secundaristas e universitários.