Câmara dos Deputados instala CPI do setor elétrico

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 4 de maio de 2005 as 20:54, por: CdB

A Câmara dos Deputados instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o processo de privatização de empresas do setor elétrico e o envolvimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no processo. Os membros da Comissão, no entanto, não elegeram o presidente nem o relator da Comissão – o que na prática inviabiliza os seus trabalhos até que sejam eleitos. A instalação da CPI foi adiada por mais de três vezes este ano por falta de consenso entre os líderes partidários sobre a indicação do nome do relator.

Pelo critério de rodízio, cabe ao líder do PMDB, deputado José Borba (PR), indicar um nome do partido para relatar os trabalhos na Comissão. A CPI do setor elétrico aguardava há um ano para ser instalada na Câmara, e vai investigar denúncias sobre o processo de privatização do setor elétrico no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) assinou em maio de 2004 um ato criando a CPI, que só foi efetivamente instalada hoje. O pedido de criação da CPI é de autoria do deputado João Pizzolatti (PP-SC).