Cabify expande o mercado por meio de boas ofertas e novas ideias

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Publicado terça-feira, 1 de novembro de 2016 as 10:42, por: CdB

As semelhanças entre a Uber e o Cabify, no entanto, não terminam nos modelos de negócios parecidos ou nos preços competitivos para ambos

Por Marcello M Perongini – do Rio de Janeiro:

 

Em uma realidade concorrencial que já mudou de vez o modelo tradicional de transporte público em muitas cidades brasileiras, é de se esperar que o topo do mercado esteja continuamente sob o assédio de novos desafiantes.

Principal concorrente do Uber no Brasil, aplicativo Cabify expande o mercado por meio de boas ofertas e novas ideias
Principal concorrente do Uber no Brasil, aplicativo Cabify expande o mercado por meio de boas ofertas e novas ideias

Até a novidade da Uber (aplicativo para celulares utilizado para solicitar carros com motorista) poderia não garantir seu domínio por muito tempo. Mesmo com sua marca em alta por meio de uma excelente comunicação. Investimentos agressivos em publicidade e ações de marketing disruptivas e ousadas. Como o uso de drones na Cidade do México, na semana passada.

A causa principal desta incerteza para o aplicativo Uber é a chegada no mercado de um número crescente de concorrentes. Inclusive nacionais ou regionais, como o Televo ou o T81 (que tem sua principal base de público localizada no Recife).

Principal destaque

Já entre os internacionais, o principal destaque é o Cabify, aplicativo criado na Espanha em 2011. O primeiro no Brasil a ser legalizado na rede de transportes de São Paulo, em julho deste ano. Por ter atendido a todas as exigências da Prefeitura da capital paulista.

As semelhanças entre a Uber e o Cabify, no entanto, não terminam nos modelos de negócios parecidos ou nos preços competitivos para ambos. E que permitem garantir a receita para compensar os mais de 50 mil motoristas (no caso do Uber) que fazem parte da frota espalhada nas 25 cidades brasileiras atendidas pelo serviço.

Seguindo o exemplo da Uber, o Cabify segue a estratégia de conquistar seus clientes a partir do bolso. Com valores baratos nas corridas e ofertas especiais muito atrativas. Como descontos ou parcerias com festivais, cinemas, casas de show e estabelecimentos comerciais.

Finalmente, para maximizar a flexibilidade das ações promocionais e não interferir com as margens de lucro das demais cidades atendidas. O Cabify, como já a sua rival, Uber, conta com sofisticados sistemas de análises de dados que permitem segmentar as ofertas apenas onde é necessário.

Para o mês de outubro, por exemplo, o Cabify criou uma oferta exclusiva para os usuários de São Paulo capital. Que ofereceu 50% de desconto nas corridas feitas das 10h às 16h e das 20h às 00h. A promoção, válida apenas de segunda a sexta-feira. Ficou disponível até o dia 31 de outubro. O máximo de desconto concedido em cada corrida foi de R$ 20. Para acessar o desconto, foi preciso inserir o código promocional: VOUDECABIFY.

 

Marcello M Perongini, é consultor de Marketing Digital e articulista de Tecnologia, Internet e Redes Sociais do Correio do Brasil.