Bush liga para Kirchner e destaca avanço econômico argentino

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 29 de março de 2005 as 15:24, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta terça-feira para seu colega argentino, Néstor Kirchner, e ressaltou a recuperação da economia do país sul-americano.
Os presidentes também falaram sobre a situação em países outros países da região, como Bolívia, Haiti e Venezuela, disseram porta-vozes de ambos os governos.

O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, assegurou que Bush ligou para Kirchner e entre outros temas “destacou o progresso econômico alcançado pela Argentina e a importância para a região de uma Argentina forte e próspera”.

Um porta-voz da presidência argentina garantiu que Bush também disse que se a Argentina continuar nesse caminho “os capitais vão voltar”.

A economia argentina teve dois anos consecutivos de forte expansão, o que lhe permitiu reduzir os ainda elevados índices de desemprego e pobreza. Depois de completar no mês passado uma gigantesca reestruturação de dívida em default, o país espera voltar a seduzir investidores estrangeiros.

McClellan assegurou que ambos os presidentes discutiram “temas regionais e o esforço conjunto para fortalecer as instituições democráticas”.

Segundo o porta-voz da presidência argentina, Bush teria transmitido sua preocupação pela situação na Venezuela, onde o presidente Hugo Chávez busca comprar armamentos e helicópteros militares russos. O governo de Bush já criticou essa decisão na semana passada.
Kirchner respondeu que se compromete a manter contato direto com “o governo democrático da Venezuela”, segundo disse o porta-voz.

Finalmente Bush teria agradecido Kirchner pelo papel da Argentina na crise institucional que sofreu a Bolívia e missão de paz no Haiti, de acordo com o porta-voz do presidente argentino.