Bush divulga arquivos da Guarda Nacional

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 14 de fevereiro de 2004 as 18:52, por: CdB

O presidente norte-americano, George W. Bush, tentando minimizar críticas em ano eleitoral, divulgou todos os seus arquivos da Guarda Nacional durante a Guerra do Vietnã, para responder a acusações dos democratas de que ele havia fugido de seu dever.

Os documentos, porém, não ofereceram novas provas de que Bush estava a serviço da Guarda Nacional no Alabama durante a última parte de 1972, o período em que os democratas alegam que ele esteve ausente sem licença do serviço militar.

No início desta semana, a Casa Branca disse que só entregaria os documentos relevantes depois que Bush dissesse que todo o material poderia ser divulgado. Mas o barulho pelos arquivos apenas cresceu.

Autoridades da Casa Branca entregaram na sexta-feira pacotes finos contendo centenas de páginas de documentos obtidos de um centro de registros da Guarda Nacional em Denver. Um grupo de jornalistas teve 20 minutos para ler dezenas de páginas detalhando os exames médicos de Bush durante seu serviço.

“Nós recebemos o arquivo inteiro nesta tarde e o presidente sentiu que tudo deveria ser mostrado ao público”, disse o porta-voz Scott McClellan.

“Houve quem procurasse deixar uma impressão errada de que havia algo a esconder quando não havia.”

A Casa Branca espera pôr um fim às acusações dos democratas de que o presidente republicano se esquivou de seus deveres militares durante a Guerra do Vietnã. Os republicanos estão preocupados com as recentes quedas de aprovação de Bush nas pesquisas.