Bryan Herta vence na IRL

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 6 de julho de 2003 as 21:41, por: CdB

A equipe Andretti Green tem motivos de sobra para comemorar o resultado neste domingo, na 8.ª etapa da temporada 2003 da IRL IndyCar Series, realizada no tri-oval de 1,5 milha (2,4 km) do Kansas Speedway. O norte-americano Bryan Herta conquistou sua primeira vitória na IRL, enquanto o brasileiro Tony Kanaan foi o quarto colocado e aumentou de 27 para 31 pontos a vantagem na liderança da classificação.

– Apesar do péssimo treino de classificação, tinha certeza que nosso carro iria render bem na corrida. E foi o que aconteceu, porque eu tinha condições de vencer. Mesmo não ficando com o primeiro lugar, estou muito contente com a minha situação no campeonato – disse o piloto brasileiro de 28 anos, que liderou 16 voltas da corrida e terminou mais uma vez entre os 5 primeiros (aconteceu 7 vezes em 8 corridas).

Foi também uma grande vitória para a Honda, em uma corrida dominada desde o início pelos motores da Toyota, tanto com os pilotos da Chip Ganassi ou da Penske.

– Nossa vitória serviu para abrir os olhos de muita gente que fica falando que “a Honda é isso ou aquilo”. A resposta veio na corrida de hoje – disse Tony Kanaan, que tem uma vitória na temporada, em Phoenix, a primeira da história da Honda na IRL.

A corrida começou com o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi) mantendo a primeira posição, seguido pelo brasileiro da Penske Gil de Ferran e do sul-africano Tomas Scheckter (Chip Ganassi). Tony Kanaan, que largou na oitava posição, assumiu o 4.° lugar logo no início.

Na volta 56 aconteceu o pior momento da corrida, quando o inglês Dan Wheldon (Andretti Green) e o brasileiro Felipe Giaffone (Mo Nunn) se envolveram em um acidente na curva 2, na disputa pela 6.ª posição. Giaffone colocou o carro por dentro na curva, e quando Wheldon recolheu para a linha de dentro, o brasileiro acabou batendo em Wheldon. Os dois carros foram parar no muro e ficaram bastante danificados.

Na batida, Wheldon foi liberado pelos médicos, mas Giaffone foi transportado de helicóptero para o KU Med Center, na cidade de Kansas. O piloto brasileiro estava acordado, mas reclamava de dores na perna direita. Depois, confirmou-se uma fratura no fêmur da perna direita do brasileiro e ainda uma fratura na pélvis. A informação foi dada pelo Dr. Henry Bock, da equipe da IRL.

A relargada após o acidente foi tranqüila, com Dixon mantendo a liderança da corrida, seguido por Scheckter e Hélio Castro Neves, com Tony Kanaan na quarta posição. Na volta 77, mais uma bandeira amarela, a terceira e última da corrida, para a retirada de detritos na curva 3. Com bandeira amarela, Kanaan fez a sua segunda parada, quando trocou os pneus e colocou combustível. Gil, que já havia parado, assumiu a liderança na volta 79.

Cerca de 100 voltas depois, quando faltavam menos de 20 voltas para o final e Kenny Brack (Rahal), Helinho e Gil se alternaram na liderança, foi a vez de Tony Kanaan assumir. Porém, o piloto brasileiro teve de fazer um splash and go , deixando livre o caminho para a vitória do companheiro Bryan Herta, que graças a uma excelente estratégia da Andretti Green conseguiu poupar combustível e conquistar a vitória – liderou por apenas 5 voltas.

– A Andretti Green fez um trabalho excelente na corrida. Foi um bom dia para nós – definiu Tony Kanaan, que ficou contente com a vitória do companheiro de equipe.

– Estou extremamente feliz com a vitória do Bryan, que é uma ótima pessoa – disse o piloto de 28 anos, que agora, com a 4.ª posição em Kansas, tem 279 pontos na temporada, contra 248 de Scott Dixon, que terminou na 6.ª posição.

A próxima etapa da IRL IndyCar Series será no próximo dia 19, no oval do Nashville Superspeedway. Será a terceira e última corrida noturna da temporada.