Briga em estádio deixa 5 mortos e 100 feridos na Síria

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 13 de março de 2004 as 12:48, por: CdB

Cinco pessoas, entre elas três crianças, morreram e mais de 100 ficaram feridas na sexta-feira numa briga desencadeada por uma partida de futebol disputada na cidade de Kameshli, ao noroeste da Síria, disseram testemunhas.

A emissora estatal Radio Síria informava sobre as mortes enquanto começava a transmissão ao vivo do jogo, que foi rapidamente suspenso.

A polícia rondou o estádio e disparou para o ar. Os policiais não estavam disponíveis no momento para dar declarações.

Fontes médicas disseram que quatro dos machucados tinham ferimentos a bala. Entre eles, um garoto de 11 anos que foi atingido no estômago.

Testemunhas informaram que havia entre 5.000 e 7.000 espectadores presentes no estádio para assistir ao jogo entre as equipes de Kameshli e Deir al-Zour.

Os torcedores do time visitante atiraram pedras e paus nos fãs do Kameshli, disseram testemunhas.

“Não tínhamos nada para nos defender porque não esperávamos que algo assim pudesse ocorrer, por isso corremos e houve pânico”, comentou uma das testemunhas.

Outra pessoa presente no estádio disse que os torcedores visitantes gritavam frases que ofenderam os torcedores sírios-curdos do Kameshli, uma cidade perto da fronteira com o Iraque que tem uma grande população sírio-curda.

Os visitantes depois deixaram o estádio em veículos militares para evitar mais violência, de acordo com testemunhas.

Os curdos somam cerca de 2 milhões de habitantes da população síria, que tem 17 milhões de pessoas. Os representantes sírios evitam referências aos curdos como uma minoria definida, e enfatizam a importância da unidade nacional.