Brasileiros conquistam bicampeonato de mundial de vela

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 5 de março de 2004 as 12:08, por: CdB

Com uma regata de antecipação, a equipe formada pelos brasileiros Thomas Sumner, Mark Pineda e Felipe Brito conquistou nesta quinta-feira o bicampeonato Mundial Jr. da Classe Lightning, na represa de Guarapiranga, em São Paulo. Em 2002, a tripulação, que tinha Pedro Soares no lugar de Felipe, conquistou o título em Rochester, nos Estados Unidos.

Os brasileiros terminaram o dia com 8 pontos perdidos na classificação geral, não podendo ser mais alcançados por nenhum adversário. A equipe tem dois pontos a menos do que os também brasileiros Marcelo Bellotti, Alejandro Carri e Eduardo Molina, segundos colocados.

Os velejadores do Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos e Grécia fizeram duas regatas sob muita chuva e vento fraco. A tripulação liderada por Thomas venceu a primeira prova do dia, seguida de perto pelos gregos Christos Mavridis, Anastasios Tsekouras e John Adamopoulos. A embarcação de Marcelo Belloti ficou em terceiro. Já na segunda regata, a capitã norte-americana Maegan Ruhlman – que tem Martha Fisher e James Roe como tripulantes – foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Bellotti veio em segundo e Tommy em terceiro.

No fim da tarde, dois protestos foram julgados, um deles envolvendo as embarcações de Maegan e Bellotti, que se disse prejudicado por uma manobra da adversária na segunda regata. Caso vencesse, Bellotti acumularia menos pontos perdidos e adiaria a decisão do título para a última regata. A reclamação, porém, foi definida pelos juízes como improcedente. O campeonato continuou nesta sexta-feira, a partir das 13h, para definir a colocação geral a partir do segundo lugar.