Brasileira e britânico são campeões mundiais de tênis juvenil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 19 de janeiro de 2004 as 00:30, por: CdB

O tenista britânico Jamie Baker, favorito no masculino e a brasileira Jennifer Widjaja, no feminino, se coroaram, no último domingo, campeões de Simples do XXXVII Mundial de Tênis Juvenil, disputado no Altamira Tennis Clube de Caracas.

Baker, número um do torneio e 18º do mundo na classificação ITF, sofreu para derrotar o brasileiro Thomaz Belucci, que teve que retirar-se por esgotamento físico e uma lesão abdominal.

Baker terminou vencendo por 6-4, 6-7 (7-9) e 5-0, em duas horas e 25 minutos.

No primeiro set, Beker começou com vantagem de 2-0 depois de quebrar o serviço do brasileiro, que se recuperou no sexto game para igualar em 3-3, também como uma quebra de serviço.

Depois do 4-4, o britânico começou a jogar melhor no fundo da quadra e quebrou o saque de Bellucci para fechar a parcial em 6-4.

O segundo set foi muito semelhante e ambos travaram uma dura luta que os levou à “morte súbita” depois do 6-6 iguais, que favoreceu o brasileiro.

Com o choque 3-3 na ‘morte súbita’, o brasileiro solicitou o médico, ao sofrer espasmos e fortes dores abdominais, mas se recuperou para ganhar em 9-7 e forçar a parcial decisiva.

Finalmente, a dor e o esforço do brasileiro facilitaram o trabalho de Baker, que quebrou duas vezes o saque para colocar-se em 5-0, mas Bellucci terminou por retirar-se antes de complicar mais a lesão.

Por sua vez, a brasileira Jennifer Widjaja, venceu na final feminina a eslovaca Dominika Cibulkova, por 6-4 e 1-2, depois da retirada da jogadora européia, em uma hora e dez minutos de jogo.

Cibulkova começou a todo vapor ao quebrar um game e colocar-se com a vantagem de 3-0, mas a brasileira, de família indonésia, se recuperou ganhando cinco games seguidos para colocar-se em 5-3.

Depois do serviço da eslovaca, Widjaja terminou de ganhar o set por 6-4, com uma Cibulkova abalada pelo cansaço.

No segundo set, Cibulkova tomou novamente a vantagem 2-1, mas teve que abandonar por uma lesão abdominal que sofreu nas semifinais, deixando o título para a brasileira.

Em duplas masculinas, os britânicos Keith Meisner e Jamie Murray, números um do torneio, dobraram a esloveno Luka Ocvirk e o croata Antonio Veic, por 7-5 e 6-2, enquanto nas duplas femininas, se coroaram campeãs a croata Josipa Bek e a brasileira Fernanda Hermenegildo (2), que superaram a americana Amanda Avedissian e a romena Agnes Szatmar, por 6-1 e 6-1.