Brasil, Venezuela e Argentina discutem a criação de ações comuns para a juventude

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 23 de abril de 2005 as 17:58, por: CdB

Os governos do Brasil, Venezuela e Argentina pretendem estabelecer ações comuns para a juventude. Para isso, vice-ministros da área social dos três países se reúnem nesta segunda-feira em Buenos Aires, onde apresentarão os programas desenvolvidos por seus governos.

Segundo a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, será um dia inteiro de trabalho, que permitirá conhecer as experiências, as demandas e o que pode ser comum entre os países para uma ação conjunta. Ele destacou que os países podem firmar parcerias, por exemplo, para a transferência de metodologias e tecnologias e para cursos de capacitação.

Márcia Lopes lembrou que o governo federal tem cerca de 30 programas voltados para os jovens nas áreas de saúde, cultura, esporte, assistência social, educação e qualificação profissional. “Nessa reunião, estaremos apresentando as experiências do Brasil nas várias áreas e colocando que a juventude é um dos temas que pode unificar todos os ministérios da área social”, afirmou, destacando que o Brasil tem uma Secretaria Nacional de Juventude. “Esse é um fato inédito entre esses países”, ressaltou.

A reunião em Buenos Aires é preparatória para o encontro de ministros da área social dos três países, marcado para 29 de abril. Márcia Lopes disse que os presidentes do Brasil, Venezuela e Argentina devem se reunir em 10 de maio para formalizar a parceria.