Brasil vence a Colômbia e segue na briga rumo a Atenas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 18 de janeiro de 2004 as 19:59, por: CdB

O sonho de conquistar a medalha de ouro olímpica continua vivo para o Brasil. Graças à vitória por 3 x 0 sobre a Colômbia, neste domingo, em Valparaíso, que classificou a Seleção Brasileira para o quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico do Chile.

Depois de terminar a primeira fase em segundo lugar do Grupo A, os brasileiros foram para a repescagem com a obrigação de vencer. Cumpriram a missão com um gol de Alex, na primeira etapa, e outros de Marcel e Dudu Cearense, na etapa final. A arqui-rival Argentina é a próxima adversária, quarta-feira, novamente em Valparaíso, pela primeira rodada do quadrangular.

Além de Brasil e Argentina, o Chile também está no quadrangular. A quarta e última vaga sai do confronto entre Paraguai e Equador. Agora, as quatro equipes se enfrentam em turno único, e as duas melhores garantem a classificação para a Olimpíada de Atenas.

O Brasil não precisou de muito tempo para mostrar que continuaria na briga pela vaga olímpica. Logo aos 11 min de jogo, Alex aproveitou escanteio cobrado por Elano, subiu sozinho na marca do pênalti e abriu o placar diante da Colômbia, assim como havia acontecido no jogo diante do Chile pela primeira fase.

A seqüência da partida também repetiu o decepcionante empate anterior, mas por pouco tempo. Em vantagem, o time brasileiro se acomodou e deu espaço para a Colômbia, que criou duas ótimas oportunidades. Na primeira, Domínguez aproveitou troca de passe dentro da área e ficou de frente para gol, mas chutou por cima. Depois, Enciso fez jogada individual, invadiu a área e saiu na cara de Gomes, que fez bela defesa no canto esquerdo.

Porém, o Brasil conseguiu resistir à estocadas adversárias e levou a vantagem para o vestiário. Na etapa final, mal a bola começou a rolar e veio o segundo gol. Daniel Carvalho deu de calcanhar para Robinho, que chutou forte. O goleiro deu o rebote e Marcel apareceu livre, embaixo da trave, para empurrar a bola e definir a vitória.

Aos 10 min, como se a vantagem já não fosse grande, Valencia recebeu o cartão vermelho e deixou a Colômbia com um homem a menos. Foi o fim do jogo. Dali pra frente, o Brasil passou a tocar a bola com tranqüilidade, fazendo o tempo passar. Entregue, o adversário praticamente aceitou a eliminação sem esboçar qualquer reação.

Para acabar com qualquer apreensão, a Seleção Brasileira ainda chegou ao terceiro gol, aos 36 min, novamente numa bela trama ofensiva. Dudu Cearense tabelou com Elano, que deu um toque sutil e deixou o volante do Vitória na cara do gol. Ele apenas desviou a bola do goleiro e fechou o marcador.

BRASIL 3 X 0 COLÔMBIA

Brasil
Gomes, Maicon, Alex, Edu Dracena e Maxwell (Wendell); Paulo Almeida, Dudu Cearense (Rodolfo) e Elano; Robinho, Marcel (Nilmar) e Daniel Carvalho.
Técnico: Ricardo Gomes

Colômbia
Martínez, Ramos, Lavedz, Mosquera e Bustos; Lopez, Valencia, Rojano (Arzuaga) e Domínguez (Rolang); Enciso e Herrera.
Técnico: Jaime de la Paiva

Data: 18/1 (domingo)
Local: Estádio Municipal de Valparaíso
Árbitro: Gustavo Méndez (URU)
Assistentes: Pablo Fandiño (URU) e Arol Valda (BOL)
Cartões amarelos: Dudu Cearense e Domínguez
Cartões vermelhos: Valencia
Gols: Alex aos 11 min do primeiro tempo; Marcel a 1 min, e Dudu Cearense, aos 36 min do segundo tempo