Brasil perde último teste antes do Mundial; Varejão sai machucado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 15 de agosto de 2006 as 11:14, por: CdB

A seleção brasileira masculina de basquete foi derrotada pela França, nesta terça-feira, em Kunshan, na China, por 86 a 74, em seu último teste antes do Mundial do Japão, que começa no próximo dia 19. E ainda viu o ala-pivô Anderson Varejão deixar a quadra com uma contusão no pé.

Os Estados Unidos vão para o Mundial embalados por cinco vitórias em seus amistosos preparatórios. Nesta terça, a equipe atropelou a Coréia do Sul: 116 a 63. Leia mais
Leandrinho foi o cestinha do confronto, com 29 pontos, enquanto o ala Boris Diaw, que é companheiro do armador brasileiro no Phoenix Suns, fez 15 pontos para os franceses.

O primeiro tempo foi parelho, com empate de 48 a 48. Os adversários, no entanto, se distanciaram no placar após o intervalo e levaram a medalha de bronze do torneio. Grécia e Alemanha repetem a final do Europeu e decidem o ouro.

Com boas atuações de Tony Parker, Diaw e Mickael Gelabale, recém-contratado pelo Seattle SuperSonics, a França abriu vantagem de 74 a 61 no terceiro período. E a seleção brasileira não conseguiu reduzir a diferença para menos de dez pontos no quarto final.

– Contra uma equipe contra a França não é fácil voltar à partida – disse o ala-armador Marcelinho Machado.

– Nós jogamos muito bem. Brasil é um rival difícil, então esta vitória foi ótima para nossa confiança e concentração – disse o armador Parker, do San Antonio Spurs.

O pivô Ronny Turiaf, do Los Angeles Lakers, teve boa participação na defesa, evitando alguns contra-ataques do Brasil. O time europeu também levou a melhor nos rebotes, com 35 a 27.

– Não fomos muito bem quando o jogo pediu um estilo mais físico, enquanto a França foi excelente – disse o técnico Lula Ferreira.

Esta foi a derrota mais larga que a equipe sofreu em sua preparação para o torneio. Em dez partidas, o Brasil conseguiu seis vitórias, das quais, porém, cinco foram contra a Nova Zelândia – a sexta foi contra a China. As derrotas saíram contra Argentina, Estados Unidos e Alemanha, com placares apertados.

A seleção estréia no Mundial contra a Austrália, no dia 19, em partida válida pelo grupo C, que também tem Grécia, Lituânia, Qatar e Turquia.

Nesta terça, os australianos foram derrotados pela China por 63 a 61 na disputa pelo quinto lugar da Copa Stankovic. O time da Oceania chegou a ter a última bola do jogo nas mãos, mas desperdiçou um arremesso de três pontos.