Brasil pede transparência em diálogo Paraguai-EUA sobre defesa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 26 de agosto de 2005 as 10:49, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que é desejável que as conversas sobre segurança e defesa que estão sendo conduzidas por Paraguai e Estados Unidos ocorram em um ambiente de “muita transparência” e que seus objetivos sejam “claramente” explicitados.

– A questão é que tudo ocorra com muita transparência, que se saiba claramente seus objetivos – disse Amorim na noite de quinta-feira ao avaliar uma recente visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, ao Paraguai.

O secretário norte-americano reuniu-se na semana passada, em Assunção, com o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, e outras importantes autoridades do país, em uma visita que despertou atenção de diplomatas e analistas políticos do Cone Sul, em especial da Argentina e do Brasil.

– O Paraguai é um país soberano. Tem direito de receber quem quiser no momento que quiser. Mas obviamente seria interessante conversar com a chanceler (do Paraguai) Leila Rachid sobre esse assunto – afirmou Amorim, que participa de uma reunião de chanceleres latino-americanos na cidade argentina de Bariloche.

– A questão da segurança e da defesa na América do Sul, creio que quanto mais for observada dentro da América do Sul, melhor será para nós – acrescentou o ministro, que disse estar seguro de que haverá clareza sobre os objetivos do diálogo entre Estados Unidos e Paraguai.