Brasil está mais perto da África, diz angolano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 as 15:59, por: CdB

O conselheiro da Embaixada de Angola no Brasil, Agostinho Tavares, disse nesta sexta-feira que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reaproximou o Brasil da África, particularmente de Angola.

– Basta dizer que o presidente Lula visitou Angola e o presidente de Angola (José Eduardo dos Santos) visitou o Brasil. Basta dizer que a elite brasileira do anterior governo não deu tanta importância às relações com a África e Angola quanto o governo do presidente Lula – afirmou, na abertura das comemorações dos 30 anos de independência de Angola, em Brasília.

Nesta semana, Lula realiza sua quinta viagem ao continente africano desde que assumiu a presidência. Angola foi um dos destinos da primeira viagem, ocorrida em novembro de 2003. Em maio do ano passado, o presidente angolano fez uma visita oficial ao Brasil, em que foram assinados seis acordos de cooperação bilateral, nas áreas de geologia, mineração, administração pública, sanitária, jurídica, transferência de pessoas condenadas e tratados de extradição.

Os dois países também assinaram um protocolo de entendimento segundo o qual o Brasil concederá a Angola US$ 500 milhões em créditos, de 2005 a 2007. Como garantia, Angola se comprometeu a fornecer 20 mil barris de petróleo por dia ao Brasil durante esse período.