Brasil e Rússia assinam acordos na área esportiva

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 23 de novembro de 2004 as 11:16, por: CdB

 A comitiva do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que desembarcou nesta segunda-feira no Brasil, aproveitará a viagem ao país para aprender com os pentacampeões do mundo como se joga futebol.

Nesta terça-feira, o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, acertou com seu colega russo um acordo para troca de experiências de sucesso nos esportes. O Brasil vai treinar técnicos russos de futebol e futsal e vai ouvir dos russos suas experiências em esportes como natação e atletismo.

Em visita ao Maracanã, o presidente russo também propôs a governadora do Rio, Rosinha Matheus, um convênio esportivio entre a Rússia e o Estado.

Nos últimos anos, o futebol russo vem acumulando resultados negativos. Na Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coréia do Sul, a seleção terminou no 22o. lugar, a pior colocação em nove Mundiais.

Na Eurocopa deste ano, em Portugal, a seleção russa também não passou da primeira fase. No mês passado, foi goleada por 7 x 1 pelo time português em partida das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 — o técnico de Portugal é o brasileiro Luiz Felipe Scolari.

No início deste mês, o presidente da União de Futebol da Rússia (UFR), Viacheslav Koloskov, colocou seu cargo à disposição do governo devido a crise vivida pelo futebol no país. O dirigente comanda o futebol russo há 24 anos.