Brasil e França são favoritos para a Palma de Ouro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 20 de maio de 2004 as 13:54, por: CdB

Diários de Motocicleta”, o filme sobre Ernesto Che Guevara dirigido por Walter Salles, é candidato forte à Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, mas, com Quentin Tarantino na presidência do júri, tudo pode acontecer.

“Diários de Motocicleta”, que acompanha o despertar político do jovem Ernesto Guevara em uma odisséia pela América Latina, é estrelado pelo jovem ator mexicano Gael García Bernal, que atuou em “E Sua Mãe Também” e no novo filme de Pedro Almodóvar, “La Mala Educación”.

“Look at me”, da diretora francesa Agnes Jaoui, também está sendo visto como um dos favoritos para ganhar o prêmio máximo em Cannes.

O filme conta a história de uma jovem de 20 anos ansiosa por ter o corpo de uma modelo e desesperada por chamar a atenção de seu pai egocêntrico.

“Cannes é tradicionalmente o mais apolítico dos festivais. Este ano, porém, está muito político. Isso é instigante. Reflete o que está acontecendo no mundo”, disse Tim Gray, editor executivo do jornal especializado Variety.

Entretanto, para ele, decidir o filme ganhador pode ser difícil. “Com Quentin Tarantino como presidente do júri, nem sequer faço idéia de qual pode ser o filme premiado”, disse Gray.

A política se converteu em protagonista do festival com a exibição de “Fahrenheit 9/11”, uma diatribe contra o governo George W. Bush assinada pelo documentarista Michael Moore.

Os críticos dizem que o filme é um trabalho de propaganda política tão emocionalmente eficaz que pode influir sobre os eleitores norte-americanos indecisos antes das eleições presidenciais de novembro nos EUA.

Quentin Tarantino declarou: “Estou nas nuvens” diante da perspectiva de passar 12 dias encerrado numa sala escura, assistindo a filmes de alta qualidade.

Com seu pendor pelo sangue, alguns críticos acreditam que Tarantino possa sentir-se tentado a premiar o vingativo filme coreano “Old Boy”, em que o perturbado herói corta sua própria língua depois de descobrir que teve relações sexuais com sua filha, com quem perdera contato anos antes.

Alguns críticos estiveram a ponto de vomitar devido à violência explícita do filme.

A Palma de Ouro nunca foi dada a um filme de animação, mas o The Hollywood Reporter acredita que o aplaudido “Shrek 2” ainda pode surpreender na final.

E outra surpresa possível talvez seja “The Edukators”, do jovem diretor alemão Hans Weingartner, cujos pais hipotecaram sua casa para que ele pudesse fazer o filme.

Uma pesquisa realizada com críticos de todo o mundo pela Screen International situa a França e o Brasil como favoritos em Cannes, seguidos de perto pelo documentário político de Michael Moore.