Brasil e Coréia assinam memorando na área de energia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 16 de novembro de 2004 as 19:01, por: CdB

Os governos brasileiro e coreano assinam nesta terça-feira um memorando de entendimento na área de energia que vai englobar os setores de energia elétrica, mineração, petróleo, gás natural e combustíveis verdes, informou a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

Dilma explicou que o memorando prevê parcerias entre os governos, mas também entre empresas privadas dos dois países. Na área de mineração, por exemplo, a ministra disse que o governo brasileiro apóia a parceria fechada entre a Companhia Vale do Rio Doce e a coreana Posco.

De acordo com a ministra, outras parcerias, na área de petróleo, também estão em estudo. Ela lembrou do acordo entre a coreana SK e a Petrobras que, segundo ela, credenciou-se para participar da sexta rodada de licitações de áreas para exploração de petróleo e gás.

Na área de energia elétrica, Dilma disse que foi procurada pela estatal Corean Electric Power Corporation para a realização de uma parceira com a Eletrobrás e outras empresas privadas.

– Eles mostraram mais interesse na licitação de geradoras que ocorrerão até abril – afirmou a ministra, durante cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Coréia, Roh Moo-Hyun, no Palácio do Planalto.

Na área de combustíveis verdes, a ministra ressaltou que o Brasil tem uma grande competitividade com o etanol.

O memorando será assinado entre os ministérios de Minas e Energia do Brasil e o de Indústria, Comércio e Energia da Coréia. A assessoria do Palácio do Planalto informa que este é, por enquanto, o único memorando definido entre os dois governos.

O presidente coreano chegou à Brasília nesta terça-feira. Ele fica na cidade até o início da tarde de quarta-feira, quando viaja para São Paulo, para participar, entre outros compromissos, de seminário com empresários brasileiros e coreanos.