Brasil e China esperam solucionar disputa sobre soja

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 19 de junho de 2004 as 09:51, por: CdB

Brasil e China esperam que a disputa sobre as importações de soja seja solucionada nas próximas conversações, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após receber uma mensagem de seu homólogo chinês.

Em uma carta enviada a Lula, o presidente da China, Hu Jintao, disse esperar que as autoridades brasileiras em visita ao país cheguem a um acordo sobre os níveis de contaminação da soja por agrotóxicos.

“A questão comercial da soja pode ser resolvida apropriadamente, via negociações amigáveis entre autoridades relevantes dos dois países”, disse Hu na carta, informou a jornalistas o porta-voz da Presidência, André Singer.

O Brasil, segundo maior produtor de soja do mundo depois dos Estados Unidos, anunciou nesta semana que esperava uma solução para o impasse após a adoção de controles mais rigorosos sobre a contaminação.

Segundo os produtores brasileiros, a disputa já lhes custou 1 bilhão de dólares desde que a China descobriu um carregamento com sementes contaminadas por fungicida em abril.

A China fez uma lista negra com 23 exportadores brasileiros de soja, afirmando que encontrou alguns carregamentos contaminados com o fungicida carboxin. A medida acabou por suspender o comércio de soja entre os dois países.

De acordo com Singer, a China espera que representantes do governo brasileiro “mantenham negociações com as autoridades chinesas para solucionar o problema das exportações de soja”.

“Após esta mensagem do presidente chinês, nós temos uma grande expectativa de que nossa missão será capaz de resolver rapidamente o problema”, acrescentou o porta-voz da Presidência.

Nesta semana, produtores de soja brasileiros ameaçaram ir à OMC (Organização Mundial do Comércio) para protestar contra a decisão do governo chinês.