Botafogo vence e agora pega o Azulão pela Copa do Brasil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 5 de fevereiro de 2003 as 23:31, por: CdB

Com gols de Camacho e Almir – um em cada tempo -, o Botafogo bateu o Cene por 2 x 0, na noite desta quarta-feira, no Morenão, e garantiu sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, quando terá o São Caetano como adversário. Quem vibrou com o placar foi o governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, que assistiu o jogo na tribuna, vestindo uma camisa do Glorioso.

O jogo nem havia esquentado quando, logo aos 6min, o meia Camacho chutou com violência de fora da área no canto esquerdo do goleiro Renê, para marcar Botafogo 1 x 0. O gol assustou o Cene e faltou pouco para que o time alvinegro fizesse mais um logo depois, num chute do atacante Fábio, que passou raspando a trave esquerda.

Aos poucos, o Cene foi equilibrando as ações em campo e chegou a assustar, sempre com chutes de longe, já que os seus atacantes não conseguiam penetrar na grande área do Botafogo tocando bola. Foi o que aconteceu aos 15min, quando o ágil Serginho finalizou e Max defendeu com dificuldade. Gederson também arriscou, descalibrado.

No entanto, as melhores oportunidades aconteceram nos minutos finais. Aos 37min, o atacante Gláucio chutou errado, após boa jogada pela direita. Aos 40min, o lateral Edmílson chutou com violência e Max espalmou para escanteio. Aos 41min, o zagueiro Allan perdeu a chance, chutando para fora e ainda quase se machucou.

O Cene começou o segundo tempo um pouco melhor, mas cometia o pecado de explorar ataques pelo meio. O Botafogo não precisou de muito tempo para tomar as rédeas da partida e jogava com raça. De vez em quando também acertava pontapés, como fez Túlio com Alex Sandro. Mas o volante alvinegro só recebeu cartão amarelo.

Autor dos gols do Botafogo na vitória sobre o Friburguense por 2 x 1 na última rodada do Campeonato Carioca, Almir voltou a mostrar a sua marca de artilheiro e fez 2 x 0, aos 17min: Márcio Gomes cruzou da direita, Gláucio chutou e, no rebote, o volante alvinegro estava lá para cutucar com precisão.

O Botafogo continuou perdendo gols e o jogo ficou mais dinâmico no final. O destaque negativo do Glorioso foi o atacante Fábio, que mais uma vez não chegou a um acordo com a bola e errou quase tudo que fez em campo. Aos 41min, Geraldo carimbou a trave. Aos 42min, Camacho, se inspirou em Pelé e arriscou por cobertura, quase do meio-campo.

CENE 0 x 2 BOTAFOGO

Cene
Renê; Cacá, Edmílson, Rodrigão e Gederson; Alex Sandro, Itamar, Alex Fabiano (Adriano Spinola) e Jorge (Bigu); Serginho (Gil) e Carlinhos
Técnico: Amarildo Carvalho

Botafogo
Max; Márcio Gomes, Allan, Gilmar e Renatinho; Fernando, Túlio, Almir e Camacho; Gláucio (Fabinho) e Fábio (Geraldo)
Técnico: Levir Culpi

Data: 5//2/2003 (quarta-feira)
Local: Morenão, em Campo Grande
Público: 5.293 pagantes
Renda: R$ 26.525
Juiz: Anselmo da Costa (SP)
Cartões amarelos: Renatinho e Túlio
Gols: Camacho, aos 6min do primeiro tempo; Almir, aos 17min do segundo tempo