Bombas destroem 11 caminhões na Espanha, ETA é suspeito

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 12 de outubro de 2003 as 11:11, por: CdB

Duas bombas provocaram um incêndio que destruiu 11 caminhões na cidade basca de Irun no domingo, em um ataque que a polícia diz ter todas as características do grupo separatista ETA.

As bombas explodiram às 5h20 (00h20 em Brasília) do domingo, enquanto a Espanha acordava para comemorar seu dia nacional com um grande desfile de tropas e equipamentos militares pelas ruas de Madri.

Ninguém ficou ferido nas explosões que foram causadas por duas bombas de 1 quilo cada colocadas debaixo dos caminhões, disse uma porta-voz da polícia autônoma da região basca de Ertzaintza. Irun fica a 480 km de Madri.

Perguntada se ela achava que o ETA era o responsável pelas bombas, ela disse: “Sim, eles não deixaram uma nota mas nós suspeitamos que foram eles.”

O ETA lançou ataques nos últimos dois anos para coincidir com o dia nacional. Em 2002 o grupo lançou granadas contra uma delegacia no norte da Espanha e no ano anterior colocou um carro-bomba em Madri.

O ETA já matou mais de 840 pessoas desde 1968 em uma sangrenta campanha pela independência da região basca no norte da Espanha e sudoeste da França. (Por Emma Graham-Harrison)