Bolsa de Nova York tem forte alta após vitória de Bush

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 3 de novembro de 2004 as 19:20, por: CdB

A Bolsa de Nova York passou a operar em forte alta depois do anúncio da vitória do presidente George W. Bush nas eleições.

O Dow Jones, seu principal índice, subia 1,2% no início da tarde desta quarta-feira nos Estados Unidos.

Muitos investidores acreditam que uma segunda administração de George W. Bush é melhor para os negócios do que um governo, agora descartado, do concorrente democrata John Kerry.

Além disso, o fato de a eleição ter se resolvido mais rapidamente do que em 2000 também foi comemorado.

“O alívio para os mercados é que nós temos uma decisão e podemos caminhar para a frente”, disse Tim Ghriskey, diretor de investimentos do Solaris Asset Management.

Os investidores temiam que o resultado da eleição fosse inconclusivo, levando a uma repetição da briga judicial que marcou o pleito de 2000.

O índice Dow Jones perdeu 5% de seu valor nas três semanas imediatamente posteriores à eleição de 2000, quando ainda não se sabia quem ocuparia a Casa Branca.

Desemprego

Outras bolsas de valores pelo mundo, como Londres, Frankfurt e Paris também registravam alta, e o índice de tecnologia Nasdaq apresentava uma elevação de 1,5%.

Já o dólar perdeu um pouco de valor contra o euro, mas se valorizou em relação ao iene.

Assim como a guerra do Iraque, os assuntos econômicos estiveram constantemente na pauta dos debates durante a campanha eleitoral.

Em estados-chave como Ohio, que sofreu com altas taxas de desemprego nos últimos quatro anos, a política econômica de Bush se tornou um tema vital.

Durante a campanha, Kerry atacou o recorde econômico de Bush, lembrando sempre o fato de 800 mil postos de trabalho terem sido fechados durante sua administração.