Bola de vôlei inteligente passa por testes finais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 17 de agosto de 2006 as 10:18, por: CdB

A fabricante brasileira de material esportivo Penalty anunciou, nesta quarta-feira, que sua bola de vôlei equipada com microprocessador que auxilia árbitros em lances duvidosos deve ser lançada em 2007, após passar por bateria final de testes. A companhia investiu cerca de 2 milhões de dólares no projeto que envolve a inserção de um chip transmissor de sinais de rádio que indicam se ela caiu dentro ou fora da quadra, afirmou a Penalty em comunicado à imprensa.

Além do chip na bola, um conjunto de sensores precisa ser posicionado na quadra para permitir a identificação dos lances difíceis de serem julgados “manualmente” pelos árbitros. No comunicado da Penalty, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Ary Graça Filho, informou que o sistema poderá ser usado em breve nas quadras.

Em dezembro do ano passado a entidade máxima do futebol, Fifa, determinou que um sistema de bola inteligente desenvolvido pela alemã Adidas em conjunto com o Instituto Fraunhofer e com a também alemã Cairos, não estava pronto para ser usado na Copa do Mundo deste ano. O sistema também usa chips inseridos na bola e sensores que captam seu sinal para determinar se ela entrou ou não no gol.