Boeing paga US$ 30 milhões para se livrar de processo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 12 de janeiro de 2006 as 11:48, por: CdB

Maior fabricante norte-americana de aeronaves, a Boeing concordou em pagar, nesta quinta-feira, US$ 30 milhões para encerrar um processo em que era acusada de emitir poluentes que causaram câncer em moradores do condado de Ventura, no sul da Califórnia (costa oeste dos EUA). O processo, iniciado em 1997, alegava que os poluentes emitidos entre 1950 e 1990, devido aos testes nucleares e de combustível de foguetes no local foram responsáveis por causar diversos tipos de câncer, além de outros tipos de tumores nos moradores do condado.

– O que posso dizer é que nossos clientes estão satisfeitos – disse o advogado Barry Cappello, que representava os 133 moradores da cidade que ainda moviam ações contra a Boeing.

A empresa enfrentava inicialmente cerca de 300 ações na Justiça –que também tinham como alvo a antiga dona do laboratório, a Rockwell International. O acordo havia sido obtido em setembro do ano passado, mas não havia sido divulgado. A porta-voz da Boeing, Inger Hodgson, disse que o acordo contém uma cláusula de confidencialidade e que não iria comentar o assunto.