BNDES pode financiar produção de peixe de água doce

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 8 de dezembro de 2003 as 16:57, por: CdB

A produção de peixe de água doce poderá ser financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Nesta segunda-feira, o presidente do banco, Carlos Lessa, colocou-se à disposição da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca para financiar a atividade em parques de produção a serem implantados em barragens, como a da Central Hidrelétrica de Furnas, em Minas.

A informação é do ministro José Fritsch. Segundo ele, há necessidade de linhas de crédito bem definidas, como as já existentes para a pesca do camarão, e de procedimentos que permitam estabelecer o sistema produtivo, envolvendo a organização da produção, da industrialização e também o mercado.

O ministro informou que, com a definição dos locais das barragens, prevista para janeiro de 2004, o ministro afirmou que será organizada a cadeia produtiva, com a construção de frigoríficos, para implantação de parques agrícolas no país. Projetos para construção desses frigoríficos, com capacidade de abate de até 90 toneladas de peixe por dia e custo de R$ 3 milhões, dependendo do empreendimento, poderão vir a ser apoiados pelo BNDES.

Fritsch revelou que não haverá cota de recursos do banco para a ampliação da pesca no Brasil, conforme lhe garantiu o presidente do BNDES. Poderão ser utilizadas linhas de crédito pré-estabelecidas, como a da Finame, ou outras possibilidades. À medida que os projetos forem sendo apresentados e desde que cumpram os requisitos exigidos, inclusive ambientais, terão o aval do banco, visando ao desenvolvimento da piscicultura de água doce no país, disse o ministro.