BNDES abre sindicância para investigar Banco Santos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 29 de março de 2005 as 15:23, por: CdB

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, decidiu criar uma comissão de sindicância para apurar possíveis irregularidades nas operações de comércio exterior intermediadas pelo Banco Santos.

O banco, que chegou a ser o sexto no ranking de agentes repassadores de recursos para exportação do BNDES, está sob intervenção do Banco Central desde novembro do ano passado, devido a problemas de liquidez.

Segundo a assessoria do BNDES, o Banco Santos chegou a ter um estoque de repasses no mercado de 820 milhões de reais, em 2003, mas no início de 2004 teve sua carteira reduzida para 300 milhões de reais, após o banco estatal perceber problemas na instituição.

– Em maio de 2004 o BNDES reduziu o crédito a ser repassado pelo Banco Santos, por conta de denúncias e reclamações que estavam sendo feitas – informou um assessor do banco. Após a intervenção, todos os contratos da instituição financeira passaram a ser geridos diretamente pelo BNDES.

A partir de sua instalação, a comissão de sindicância terá 60 dias para apresentar relatório com os resultados da investigação. Segundo a assessoria do BNDES, ainda não há indícios de corrupção, mas todas as operações de financiamento de pré e pós embarque serão revisadas.