Blair não quer britânicos em fossa comum na Ásia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 6 de janeiro de 2005 as 19:52, por: CdB

A Grã-Bretanha pediu às autoridades dos países asiáticos afetados pelo maremoto que evitem enterrar os britânicos em fossas comuns, anunciou hoje o primeiro-ministro Tony Blair.

“A chancelaria britânica solicitou às autoridades de toda a região que garantam que nenhuma vítima britânica seja enterrada em uma fossa comum”, declarou Blair em coletiva de imprensa em Londres.

O levantamento provisório das vítimas britânicas do maremoto aponta 199 mortos ou desaparecidos, de acordo com o Foreign Office. O governo se prontificou para pagar os custos da repatriação dos corpos das vítimas britânicas, acrescentou Blair.

Além disso, o embaixador da Suécia e os representantes alemão e holandês na Tailãndia exigiram formalmente hoje explicações das autoridades tailandesas sobre a utilização de fossas comuns para sepultar as vítimas, declarou Anders Ericsson, um representante do ministério sueco das Relações Exteriores neste país.

Se for confirmada a existência destas fossas comuns, os países europeus querem saber se turistas também estão enterrados nelas, e neste caso, se é de forma definitiva ou à espera da identificação dos corpos, explicou Ericsson.