Bird aprova 404 milhões de dólares para reforma fiscal no Brasil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 13 de junho de 2003 as 11:25, por: CdB

O Banco Mundial (Bird) aprovou um segundo crédito para a reforma fiscal no Brasil por 404 milhões de dólares, indicou a instituição em um comunicado emitido na noite desta quinta-feira.

O crédito apoiará a balança de pagamentos, destacou o Bird, acrescentando que as reformas que estão em andamento no Brasil para reduzir as distorções em seu sistema tributário.

– Os benefícios finais das reformas atuais serão a redução da vulnerabilidade macroeconômica e a contribuição a um crescimento amplo, eqüitativo e sustentável – disse Vinod Thomas, diretor do Banco Mundial para o Brasil.

– Melhorar a qualidade do gasto público é um instrumento crucial para o governo: é uma maneira de cumprir seu compromisso genuíno com o desenvolvimento social frente às reconhecidas limitações fiscais – acrescentou.

O empréstimo é de margem fixa e em dólares. Será desembolsado em uma única parcela e tem um prazo de amortização de 10 anos, incluídos cinco anos de graça.

O Bird também anunciou a aprovação de um empréstimo de 30 milhões de dólares para reformar o sistema de saúde no estado da Bahia. A contrapartida do governo baiano é de outros 20 milhões de dólares.

O atual portfólio do Bird no Brasil inclui 50 projetos por um total de mais de 4,5 bilhões de dólares.