Berzoini fecha acordo com sindicalistas este mês

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 8 de dezembro de 2003 as 19:27, por: CdB

O ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, deve fechar acordo com sindicalistas, até o fim deste mês, para pagamento das revisões de aposentadorias e pensões.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Previdência, se depender da vontade do ministro, os pagamentos começam ainda neste mês.

Nesta semana, Berzoini deve reunir-se com representantes de aposentados e pensionistas para dar continuidade às rodadas de negociações sobre a questão. A data do encontro ainda não foi fixada.

Têm direito à revisão de benefícios as pessoas que se aposentaram entre junho de 1977 e outubro de 1988. Neste caso, o direito de restituição refere-se à diferença da extinta ORTN – Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional.

O direito também estende-se a quem se aposentou entre fevereiro de 1994 e fevereiro de 1997, e refere-se à diferença da conversão do Cruzeiro para a Unidade Real de Valor (URV) e do Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGPDI).

A dívida estimada do governo com a diferença de pagamento de benefícios é de R$ 14 bilhões, além de R$ 2 bilhões por ano, após a revisão de todos os benefícios.