Berlusconi passa por voto de confiança e segue no poder

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 27 de abril de 2005 as 15:53, por: CdB

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, venceu nesta quarta-feira um voto de confiança sobre seu novo governo no Parlamento, o que abre caminho para sua permanência no poder por até um ano.

Berlusconi foi forçado a renunciar e formar um novo gabinete na semana passada, após desentendimentos dentro de sua coalizão de centro-direita.

O governo precisa agora receber um segundo voto de confiança, do Senado, na quinta-feira.
O premiê havia pedido o aval do Parlamento a seu novo governo, prometendo aos aliados que reconquistará o apoio das urnas para vencer as eleições gerais do ano que vem.

O magnata da mídia fez uma declaração empolgada antes do voto de confiança patrocinado pela oposição de centro-esquerda, que tentava tirar proveito das discordâncias dentro da coalizão governista.

– A nossos amigos da esquerda, eu diria: não se enganem achando que já estão com a vitória na mão – afirmou o premiê, para uma chuva de vaias dos opositores.

Berlusconi, que afirma ter entrado na política em 1990 para salvar a Itália dos esquerdistas, repetiu sua opinião de que tanto a mídia quanto as escolas e o Judiciário são controlados pela esquerda, e que a maioria dos italianos prefere a direita.

– Temos certeza de que os italianos não vão querer colocar tudo nas mãos da esquerda. Teremos um ano extraordinário e a vitória final daqui a um ano, como em 2001.

Berlusconi responsabilizou o euro forte pelo fraco desempenho da economia italiana, e prometeu cortes de impostos para famílias e empresas, na tentativa de ajudar principalmente o sul do país.